Os principais benefícios da prática de karate pelas crianças


O benefício mais relevante que as crianças obtêm com a prática de Karate é a confiança que é lhes é incutida. Para além de fortalecer a nível físico pontapeando, pulando, correndo e dando socos, desenvolve igualmente a concentração e disciplina. Estas competências são necessárias para que possam progredir e eventualmente notabilizar-se no Karate.
Embora possa ser uma surpresa para a maioria dos pais, as aulas de karate estão disponíveis para crianças a partir dos três anos de idade. Alguns especialistas acreditam que seis é a idade ideal para as crianças começarem a treinar karate visto que a partir desta idade o seu desenvolvimento físico lhes permite realizar mais facilmente os pontapés e socos essenciais.


A maioria dos programas de Karate usam o sistema de graduações por cinto para assinalar o seu progresso. O cinto de iniciante é branco, sendo utilizada uma progressão de cores até que o aluno finalmente chega ao ambicionado estatuto de cinturão negro. O atleta é testado para determinar se está pronto para passar para o próximo nível. Este sistema facilita o aluno a estabelecer e cumprir novas metas, sendo este mais um benefício relevante do Karate.

Tem havido uma falsa conceção que as artes marciais incitam à violência em crianças, no entanto os especialistas concordam que é apenas um mito. A socialização e autodisciplina que é desenvolvida ao praticar Karate ajuda bastante crianças com deficit de atenção / hiperatividade, pois nestas as capacidades de concentração e autodisciplina são mais difíceis de desenvolver.
As aulas de karate habitualmente iniciam com uma vénia ao mestre, seguida de uma breve sessão de aquecimento. De seguida os alunos praticam os diferentes socos, pontapés e blocos que constituem as aptidões específicas desta arte marcial. Durante esse tempo, as crianças também aprendem a respeitar o seu instrutor enquanto aguardam o próximo comando. A aula termina com os alunos novamente curvando-se perante o mestre, expressando o autocontrolo e respeito exigidos por este desporto.

Se você é pai de uma criança que é vítima de bullying na escola, o seu filho irá beneficiar bastante com a aprendizagem de Karate. Isso não significa o seu filho ficará mais agressivo e propenso à violência, somente que ele terá a confiança necessária para lidar com outras crianças que podem tencionar intimidá-lo. A maioria das crianças que têm o hábito de assustar as demais crianças procuram aquelas que não são capazes de mostrar confiança.
As aptidões adquiridas numa aula de Karate ajudarão o seu filho a mostrar autoconfiança e evitar ser vítima de bullying. Além disso, estas competências irão prepará-lo para o futuro num mundo repleto de pessoas agressivas. Algumas pessoas são naturalmente autoconfiantes, enquanto outros carecem nessa área. Matricular o seu filho numa aula de Karate irá ajudá-lo a desenvolver as aptidões necessárias para ser bem sucedido em qualquer profissão que ele eleger, portanto aprender Karate enquanto criança beneficiá-lo-á ao longo da sua vida.